Umectação - Já ouviu falar?

Ultimamente tenho ouvido falar bastante sobre a umectação. Você já ouviu falar dessa técnica? É uma etapa do cronograma capilar. Eu sou adepta ao cronograma há alguns anos e nunca tinha ouvido falar desse procedimento, então resolvi pesquisar e testar e compartilhar com vocês, porque vai que alguma de vocês também não conhecia..




A umectação consiste simplesmente em hidratar e devolver o brilho e a maciez do cabelo. Esse é um procedimento que além de selar a fibra capilar e manter o fio nutrido por mais tempo, ele repõe nutrientes perdidos por conta de fatores externos, como vento, sol, etc e também procedimentos químicos. O que particularmente me interessou nesse procedimento é que ele promete recuperar pontas ressecadas e ralas.

Umectar significa umedecer, então essa técnica consiste basicamente em embebedar seu cabelo com, pasmem, óleo. Mas não pode ser qualquer óleo nãããão! Tem que ser o de origem vegetal, extraído da natureza!

Você pode usar qualquer um que tenha essa característica, mas os mais comuns são: óleo de rícino, óleo de coco, óleo de argan e... tchan tchan tchan...AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM (sim o da cozinha). 

Na imagem abaixo algumas propriedades e benefícios dos principais óleos utilizados.
Imagem retirada da fan page: Cacheadas e Negras As Tops


Ta legal, mas quais são as formas de utilizar?

De tudo o que eu pesquisei existem 2 formas que são unânimes. Nos dois casos que vou citar abaixo o cabelo não precisa estar limpo, e acho até que seja melhor que esteja sujo para absorver mais o óleo.

1- Aplicar o produto de sua escolha em todo o comprimento e enluvar todo o cabelo, massageando a raiz, até as pontas antes de dormir. Use uma touca (sem ser térmica) para não sujar sua cama. Durma com o óleo e lave no dia seguinte.

2- Fazer o mesmo procedimento do anterior, só que ao invés da touca para dormir embrulhar o cabelo com papel alumínio e deixar por 2 horas, mais ou menos. Depois lavar. Nesse caso você não dorme com o produto no cabelo, deu pra entender né? rs

O procedimento pode ser repetido a cada 10 dias.
Ah, antes que eu me esqueça. De preferencia não usar nada quente para secar depois do banho para evitar que o óleo oxide no cabelo.

Esse procedimento é indicado para todo tipo de cabelo?

Sim! Eu vi muito em blogs e páginas de cacheadas, mas não existe nenhuma contraindicação para os outros tipos de cabelo, desde que estejam ressecados, porque os fios só vão absorver a quantidade de óleo que eles precisam. É lógico que você precisa conhecer seu cabelo e dependendo do quão agredido ele estiver só a umectação não vai ser suficiente. Também é muuuito importante que o restante do cronograma capilar (hidratação e nutrição) seja aplicado para que o resultado seja como desejado.


TESTEI E O QUE EU ACHEI?

Essa semana eu fiz o teste com Azeite de Oliva (alguém aí se espantou com minha escolha no  tipo de óleo?? kkk). Eu tinha pouco tempo antes de lavar o cabelo apliquei e deixei agir por uns 40 minutos em média.  O que eu achei:
  • Ainda no banho senti o cabelo mais sedoso.
  • Senti que o cabelo ficou mais pesado, mas não no sentido ruim de oleoso, como se o fio estivesse mais resistente.
  • Não fica nenhum pouco oleoso!
  • o Cabelo fica beeem brilhoso.
Como o tempo de ação foi menor que o desejado, pode ser que não tenha 100% do resultado. Para a primeira vez eu gostei bastante. E também, meu objetivo é observar se as pontas serão recuperadas, porque tenho PAVOOORRR a ponta rala.

Daqui há 10 dias vou dar outra chance (com mais tempo de ação rs) pra ver se tenho melhores resultados.

E você? já conhecia essa técnica? Você faz cronograma capilar regularmente? Ficou com vontade de experimentar? Me conta!!!!






Comentários

Postagens mais visitadas